A Liderança de Sucesso!



Artigo escrito por:


- já publicou 160 artigo(s) no blog Recursos Humanos.


Os artigos publicados pelo Administrador são de autores não cadastrados na Rede O Gerente. Veja no final do artigo os dados do autor.

A liderança é conceituada como o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe. Uma pessoa com cargo central, que através da ética e entusiasmo, consegue motivar esse grupo, fazendo com que alcance resultados positivos para a empresa.

Cada gestor vê liderança de uma maneira diferente e de acordo com o segmento ao qual trabalha. Mas, todos são unânimes ao afirmar que liderança tem haver com conhecimento de mercado e das pessoas que formam a equipe. A idéia da ordem de cima para baixo imposta, tornou-se coisa do passado.

A boa liderança é um dos fatores de sucesso para qualquer empresa, independente do porte que possua. Mas, como se tornar um bom líder?

Para Cláudio Acyr, sócio fundador da construtora e incorporadora Pinheiro Pereira, “o bom líder é aquele indivíduo que antes de qualquer coisa tem o empreendedorismo como uma visão. Não precisa necessariamente criar o seu próprio negócio, mas estar antenado com as novidades do mercado e direcionar os seus funcionários a buscar soluções inteligentes e criativas de acordo com a tendência”.

A incorporadora Pinheiro Pereira é uma empresa com atuação no leste fluminense do Estado do Rio de Janeiro na área de incorporação e construção de empreendimentos imobiliários, com mais de 20 anos de atuação no mercado imobiliário.

A liderança e a imposição de autoridade de forma harmônica são os principais fatores de sucesso, principalmente quando se lida com pessoas com variados níveis de instrução, cultura; como é o caso da Fibras Arte, loja especializada na fabricação e comercialização de móveis em fibra sintética e natural. “Para que essas divergências possam minimizadas é fundamental conhecer as pessoas que trabalham com você e entender as suas necessidades e pontos fortes, a fim de ajudá-las com eficácia no que for preciso”, conclui Aílson Lino, diretor da empresa.

A liderança não está necessariamente associada a idade. As sócias da agência de publicidade Bloom Design possuem menos de 30 anos e comandam uma equipe jovem, com a mesma faixa etária.“Acredito que o diferencial da Bloom quando falamos em liderança é o fato de lideramos pessoas com faixas etárias muito próximas às nossas, o que traz proximidade e ajuda o funcionário a se projetar com mais facilidade. Nossa postura, compromisso, entusiasmo e confiança contagiam e isso motiva. Eles se espelham em nosso comportamento e atitude para suas conquistas profissionais e percebem que podem chegar lá mais rápido”, conclui Raquel Bianchi, diretora financeira da agência.

Para o Dr. Alexandre Moraes e Souza, sócio do escritório Moraes & Souza Advogados e Consultores, liderança se aprende no dia a dia. “Há 20 anos no comando do escritório percebi que liderança é algo que adquirimos com o tempo e depende de cada equipe. No entanto, o mais importante é ter segurança, calma e respeitar os outros. Vimos muitos casos de assédio moral porque as pessoas não sabem lidar com cargos de comando.”

A criatividade em tomar decisões que melhor se enquadrem nas situações apresentadas é um dos itens que garantem uma boa liderança, para Patrícia Heine, sócia da loja Abitari. A Abitari é uma loja voltada para o segmento de decoração e oferece o que há de mais moderno em produtos, bem como artefatos das principais feiras internacionais. “Como lidamos com pessoas, é fundamental termos a capacidade de criar soluções inteligentes para as possíveis diferenças que venham a surgir no cotidiano”, afirma Patrícia.

Para a Raquel Pureza, sócia do espaço Corpo Vital – estúdio de atividades físicas personalizadas, além de tratamentos estéticos – afirma que “ouvir as pessoas que trabalham em sua equipe é o ponto principal de qualquer liderança eficaz”. Raquel acredita que nos momentos em que não está presencialmente no estúdio, os seus funcionários a representam e por isso, escutar as idéias e sugestões só ajudam a criar um relacionamento de confiança e um espírito de equipe.

Créditos: AsseSSorando Comunicação





Nenhum comentário ainda... Seja o primeiro a deixar uma resposta!

Deixe uma Resposta

Você deve estar logado para fazer um comentário.

Faça seu cadastro na Rede O Gerente. O processo é rápido e gratuito .

Google Analytics Alternative