Liderança é coisa séria



Artigo escrito por:


Professor Paulo Sergio - já publicou 29 artigo(s) no blog Recursos Humanos.


Contador, Consultor, Escritor e Palestrante nas áreas de Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Vendas, Motivação, Liderança, Perfil Profissional.

lideranca-comprometimentoSempre penso na responsabilidade do líder, e me assusta ver o tamanho dela.

Mas, como sempre friso: os líderes são pagos para resolver situações desagradáveis.

Quanto tudo está bem, ele ganha para não deixar coisas desagradáveis acontecerem.

Os líderes, via de regra, são o espelho, e os liderados, o seu reflexo.

Portanto, imagine o que acontece quando o líder é incompetente? Sim, os liderados também serão.

O que acontece quando o líder é ansioso? Os liderados só refletem essa ansiedade e vivem igual barata semitonta.

O que acontece quando o líder grita, berra? Os liderados reflete uns com os outros esse comportamento, e, perdem produtividade, vendas, lucro.

O que acontece quando o líder é irresponsável e sem comprometimento? A maior parte dos liderados terá a mesma postura.

Gente, liderança é coisa S.É.R.I.A., e precisamos muito de::

1 – Sinergia: todos trabalhando unidos, comungando forças, ideias, gerando resultados através do que somos e sabemos fazer, e, claro, daquilo que aprendemos todos os dias a fazer melhor. Sem liderança, a sinergia não acontece.

2 – Energia: nada é pior do que perder a energia, o vigor, a força para dar passos. É como um carrinho à pilha, sem pilha: ele não funciona. O líder é responsável por gerar energia nas pessoas, portanto, ele não tem o direito, acredite, não tem o direito de usar um discurso derrotista, inseguro, nem de demonstrar falta de vontade, preguiça, descomprometimento. Nosso papel é energizar todos a nossa volta, com nosso comportamento energético e nossas palavras de apoio e incentivo.

3 – Risos: sim, o líder é uma pessoa que sorri para a vida, para as pessoas, e, que provoca essa reação em todos que estão com ele. Rir é o melhor remédio, ainda que seja depois de algumas lágrimas. Uma empresa, uma equipe que sorri, emana ondas de energia positiva, de bem-estar para o ambiente e para a vida das pessoas, ou seja, qual cliente não gosta de adentrar um ambiente assim? Obviamente que rir não signica zombar, achar graça em tudo e desrespeitar as pessoas com chacotas. Significa apenas deixar o ambiente mais leve, suave, sem perder a credibilidade e a austeridade necessárias.

4 – Imersão: os líder vivem imersos num mundo de oportunidades. Eles vão lá no fundo do poço para tirar quem sofre lá embaixo, quem já está quase sem vida, e não tem coragem de cavar aquelas escadinhas na terra para subir de novo. O líder também vive imerso em novidades, aprendizado, cultura, e cria uma equipe de gente com o mesmo comportamento, pessoas que querem crescer na vida, mas, que sabem que para isso precisam imergir lá no fundo do seu ser para trazer à tona toda a força, o comprometimento e a motivação necessárias para uma vida digna de um vencedor.

5 – Apoio: isso, o líder é um apoio. As pessoas precisam saber que podem contar com ele em todos os momentos, seja quanto baterem metas e forem brindar, seja quando as metas ficarem aquém e precisem, claro, brindar, só que um puxãozinho leve de orelha, para criar vontade e competência para os meses seguintes superarem quaisquer objetivos. Sabemos que os liderados têm que aprender a resolver problemas, a andarem com as próprias pernas, o que não impede de contarem com o apoio do líder e de ter que passar decisões importantes pelo seu crivo.

E você, líder, tem levado sua liderança de maneira SÉRIA?

Grande abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre!





Nenhum comentário ainda... Seja o primeiro a deixar uma resposta!

Deixe uma Resposta

Você deve estar logado para fazer um comentário.

Faça seu cadastro na Rede O Gerente. O processo é rápido e gratuito .

Google Analytics Alternative