Sete mandamentos da TAM



Artigo escrito por:


Gustavo Rocha - já publicou 34 artigo(s) no blog Gestão Empresarial.


Diretor da Consultoria GestaoAdvBr

O comandante Rolim foi um revolucionário em seu tempo. A TAM cresceu muito com ideias simples e visionárias. Em 1997 ele criou os sete mandamentos da TAM.

Ao lê-los entendo que são perfeitamente aplicáveis a qualquer empresa/escritório/negócio. Vejamos:

  • 1- Nada substitui o lucro.
  • 2- Em busca do ótimo não se faz o bom.
  • 3- Mais importante que o cliente é a segurança.
  • 4- A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é parar de perder.
  • 5- Pense muito antes de agir.
  • 6- A humildade é fundamental.
  • 7- Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar.

Vamos pensá-los um a um:

1- Nada substitui o lucro.

Não se trata de pensar apenas no dinheiro, afinal, dinheiro é consequencia e não causa de qualquer trabalho, mas sim de pensar que devemos sempre ter relações ganha-ganha.

Como assim?

Você vai fazer uma parceria. O que pensa? Em quanto lucrativo ela pode ser! Ter parcerias apenas por ter, não faz sentido. Todavia, o lucro nem sempre necessita ser monetário. Muitas parcerias tem sentido também em crescimento de territorialidade, abertura de outros mercados, etc. O fato de não ter retorno financeiro imediato não significa que não dará lucro, contudo, ter o lucro como visão torna o negócio sempre atrativo.

2- Em busca do ótimo não se faz o bom.

A persecução deve ser sempre sobre o maior, sobre o melhor. Um exemplo com a TAM foi o tapete mágico vermelho. Quem não quer entrar e se sentir rei/rainha com um tapete vermelho? Se sente melhor, não?

E no seu negócio, como funciona? Como o cliente é tratado? Como se busca a excelência do trabalho? Aceitando o bom como razoável? É importante pensar nisto!

3- Mais importante que o cliente é a segurança.

Uma verdade importante no ar. Segurança é fundamental. E na sua empresa, o que é essencial? O resultado de um processo? Então, como deixar um cliente mandar no processo? Temos que buscar o resultado que o cliente deseja, mas com a estratégia de profissional. Quem estudou e trabalha anos a fio dentro do direito para dizer qual é o melhor caminho a ser seguido?

4- A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é parar de perder.

Você analisa seus custos? Divide suas despesas por centros de custo? Nem sabe o que é isto? Cuidado! São nas despesas que as empresas se afundam. Não importa a margem de lucro, pois despesas simples podem acabar com elas!

Separe sempre uma reserva financeira do que você ganha, analise seus custos e corte naquilo que for superfulo. Tenha em mente que economizar não significa não investir ou não fazer. Significa economizar mesmo.

5- Pense muito antes de agir.

Atitudes impensadas levam a perda de negócios, perda de clientes.

Aja, mas pense antes. Aja, mas planeje antes. Aja, mas analise as consequencias antes.

Tenha atitude, mas que esta seja coerente.

6- A humildade é fundamental.

Ser arrogante não fará você superior. Estamos cada vez mais conectados a todos neste mundo. O estagiário de hoje pode ser o diretor da empresa que você trabalha amanhã. Ser humilde é um exercicio de paciência, treino e vida. Exercite-se!

7- Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar.

Nem todos sabem como ter ideias brilhantes e simples (sim, as mais simples são as mais difíceis e normalmente as melhores), mas podemos sempre analisar o que o outro fez de bom e fazer o mesmo.

Quer dizer, uma outra empresa fez uma festa de aniversário e deu descontos bons, e nós nunca fizemos isto… Sempre há uma primeira vez. Pegue ideias boas e coloque-as em prática!

Enfim,

Aproveite o sétimo mandamento e coloque em prática hoje mesmo estes mandamentos na sua empresa. Você pode não ter tido esta ideia antes do comandante Rolim, mas aprenda com ele que copiar o que é bom é saudável!





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