Planejamento estratégico



Artigo escrito por:


- já publicou 109 artigo(s) no blog Gestão Empresarial.


Os artigos publicados pelo Administrador são de autores não cadastrados na Rede O Gerente. Veja no final do artigo os dados do autor.

Mais um ano está chegando ao seu final. É  momento de pararmos e refletirmos; olhar para traz e analisar o que foi feito durante o ano que está terminando e se perguntar: os  objetivos foram alcançados? Todas as metas traçadas foram atingidas? Onde erramos e onde acertamos?

É hora de começarmos a desenvolver a ferramenta mais importante para o crescimento da empresa: o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para o ano que se aproxima. Planejar é a única maneira, que uma empresa tem, de traçar o seu caminho, ou o rumo a ser seguido para alcançar seus objetivos. Sem planejamento a empresa perde o rumo, fica a deriva no turbulento mundo dos negócios e nunca encontra o seu caminho para o crescimento. Planejar é traçar um plano de ação para o ano, com objetivos e metas a serem atingidos e os meios para se atingir esses objetivos.

Mas como fazer um Planejamento?

Essa é a grande pergunta que encontro com muita frequencia, principalmente nas pequenas empresas, empresários que não sabem como iniciar um planejamento, tampouco como desenvolvê-lo.

Fazer o Planejamento Estratégico não é uma tarefa das mais difíceis, mas é necessário empenho de todos na empresa para que se monte algo viável e traçar os caminhos a serem seguidos com coerência. O mais importante é ter em mente quando estiver planejando que você é capaz de atingir determinados objetivos, confie em você. Seja muito claro ao traçar objetivos e nunca desanime. O seu Planejamento ou Plano de Ação será o documento mais importante da empresa e deverá ser seguido por todos. É o conjunto de idéias para o objetivo único que é o crescimento da empresas.

O PASSO-A-PASSO DO PLANEJAMENTO

Eu recebo diariamente alguns e-mail de pessoas  perguntando: – Como faço um Planejamento? Não sei nem por onde começar! Isso não é um caso isolado, tenho certeza de que a grande maioria, não sabe exatamente como desenvolver um Planejamento e acaba ficando somente na vontade. Então desenvolvi um guia prático de como montar um bom Planejamento Estratégico para o próximo ano. Para se iniciar o Planejamento, tenha em mente que será necessário responder a QUATRO questões básicas:

1) Onde nos encontramos nesse momento?

2) Onde gostaríamos de chegar?

3) Como chegaremos lá?

4) Como está nosso trabalho atual?

INICIANDO O PLANEJAMENTO

Tenha em mente que você não pode ser o único dono da verdade, lembre-se que várias cabeças pensam melhor do que uma só. Convoque uma reunião de planejamento com seus principais funcionários ou colaboradores; diretores, gerentes e chefes de setores devem estar absolutamente envolvidos no planejamento, pois serão suas peças fundamentais para se atingir os objetivos. Dessa maneira estará montada sua equipe básica de planejamento estratégico.

O PROCESSO

Lembre-se que um Planejamento envolve a definição de uma visão com metas que a suportem e que possam ser avaliadas periodicamente e reajustadas conforme necessário.

O Plano Estratégico deverá ser iniciado, respondendo as questões básicas, colocadas anteriormente. Todas as idéias devem ser colocadas em um papel. Na Revista Marketing & Vendas do mês de Dezembro, você vai encontrar modelos do formulário de tarefa para organizar o planejamento, acesse e imprima para sua reunião de planejamento.

www.revistamarketingevendas.com.br

1) Onde nos encontramos nesse momento?

  • Inicialmente determina a situação atual do seu negócio. O que foi  feito durante o ano em prol do crescimento.
  • Faça uma sessão de brainstorming e defina todos os pontos fracos e fortes atuais da empresa.

Não se esqueça de anotar tudo no formulário.

2) Onde gostaríamos de chegar até o final do próximo ano?

  • Crie uma lista de 5 a 10 itens com objetivos que você gostaria que sua empresa atingisse até o final do próximo ano.
  • Esboce uma visão para sua empresa: qual será a principal característica do seu negócio daqui a um ano.
  • Essa visão deverá ter o aval de todos os participantes.

Certifique-se de que todos estão de acordo.

3) Como chegaremos lá?

  • Novamente em sessão de brainstorming defina metas periódicas para se atingir o objetivo e a visão determinada.
  • Certifique-se do envolvimento de todos.
  • Verifique a possibilidade de alcance desse objetivo.
  • Defina a prioridade das metas para um ano. Essa definição deve contar com o consenso de todos os participantes.
  • Identifique metas mensais e trimestrais que dêem suporte ao principal objetivo que será alcançado em um ano.
  • Determine os prazos, recursos e pessoal necessário para se alcançar a primeira meta mensal e as trimestrais, até alcançar o objetivo final.

4) Como está indo nosso trabalho?

  • Defina alguns componentes da equipe, que será denominada Equipe de Planejamento, Essa equipe será encarregada de monitorar o progresso e verificar a necessidade de revisão do Plano.
  • Aloque recursos suficientes para a implementação do Plano.
  • Avalie todas as decisões e verifique se realmente vão dar suporte ao Plano. A equipe do Plano estratégico deve estar ciente do seu aval a todas as decisões.
  • Avalie o Plano Estratégico mensalmente, inclusive a visão, as metas trimestral e objetivo final. Faça qualquer adequação necessária, mas em tenha em mente que este será o principal documento da empresa e deverá ser seguido a risca.
  • Todo o processo deverá ser repetido anualmente.

Vale lembrarmos que o Planejamento Estratégico pode ser elaborado por períodos diferentes que um ano. Poderá ser implementado um Planejamento para os próximos três anos, por exemplo, e anualmente reavaliado.

Mãos a obra, vamos Planejar e que o próximo ano seja repleto de prosperidade para todos.

Autor: Marco Antonio Meira
Consultor de Marketing e Vendas





Nenhum comentário ainda... Seja o primeiro a deixar uma resposta!

Deixe uma Resposta

Você deve estar logado para fazer um comentário.

Faça seu cadastro na Rede O Gerente. O processo é rápido e gratuito .

Google Analytics Alternative